Melhor centroavante do mundo

Qual o melhor centroavante do mundo hoje? Qual é o profissional responsável por marcar gols dentro da área que mais se destaca no futebol mundial? Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo estão nessa lista ou não? Como podemos definir a posição do centroavante em um futebol ágil e dinâmico como o que vivemos atualmente?

Cada vez menos vemos o centroavante “raiz” com o qual estávamos acostumados e ver até meados de 2010. Entre os últimos centroavantes brasileiros que realmente honravam a posição tivemos Luís Fabiano, o Fabuloso, além de Fred, que participou do vexame do 7 à 1 contra a França em 2014.

Atualmente, estamos vivenciando um futebol muito dinâmico, em que o profissional que fazia cabeça de área agora precisa de outras habilidades, como um ótimo chute de fora da área, dinamismo para correr entre centro e laterais em frente a área e, acima de tudo, o trabalho em equipe, sem ser fominha.

Mas, qual é o melhor centroavante do mundo em 2022? Existe algum brasileiro na lista dos melhores? Veremos sobre isso no decorrer do conteúdo. Então, se você busca conhecer os melhores profissionais dessa cada vez mais escassa posição no campo, acompanhe-nos até o final do conteúdo para maiores detalhes. Vamos lá, leia conosco!

Top 4 melhores centroavantes do mundo hoje

Lembrando sempre que a nossa ordem não é especificamente voltada para a característica primordial do centroavante – fosse por isso nosso terceiro lugar seria o primeiro -, mas sim pela qualidade técnica daqueles que chegam perto dessa posição e seus resultados nos últimos. Leia conosco:

4. Romelu Lukaku

Trata-se de um dos centroavantes mais fortes fisicamente de todo o futebol mundial. Ganhou notoriedade jogando pelo Chelsea em 2013/2014, enquanto hoje atua na Internazionale de Milão, pela Seria A, campeonato principal da Itália. Pelo estilo de jogo lembra muito o brasileiro Adriano, que também marcou época na Inter nos anos 2000.

Porém, em termos de qualidade está longe do brasileiro. Lukaku é um jogador instável, com surtos de brilho e resultados, enquanto em outros momentos simplesmente some de campo por meses. Ainda sim, é muito desejado por vários clubes da Europa, e atualmente está em boa fase no campeonato italiano.

Possui as características clássicas de um centroavante: alto, forte, bom cabeceio e ótima finalização. É lento, mas ainda sim aguenta algumas arrancadas, porém seu foco é mesmo dentro da área. Está na quarta colocação, mas poderia estar em segundo se o ranking fosse somente pelas características de centroavante, e não pelos resultados. Continue lendo conosco!

3. Erling Haaland

Como fazer um guia sobre o melhor centroavante do mundo sem falar de Erling Haaland. O garoto – que não é mais tão garoto assim – possui 22 anos, e é destaque em todo o mundo por seus inúmeros fora da curva. São 158 gols em apenas 206 jogos, uma média de 1,30 gols por jogo. Infelizmente, é norueguês – dificilmente ganhará uma copa do mundo.

Como mencionado, se os termos desse ranking fosse a qualidade técnica e características de centroavante, Haaland com certeza seria o top 1. Porém, ainda possui poucos títulos na carreira. É um atleta extremamente completo: alto (1,94m), forte (88kg), desmonta zagueiros, possui a melhor finalização do mundo atualmente, cabeceia muito bem e corre demais.

Existem vídeos em que Halaand acompanha o contra-ataque e passa todos que estão na sua frente. É um dos melhores do mundo atualmente e tudo indica que irá marcar história no futebol, principalmente em número de gols, o que o faz ser um dos atletas que mais movimentam dinheiro em casas de apostas de futebol.

2. Robert Lewandowski

Em segundo lugar, nada mais nada menos que Robert Lewandowski. O polaco recebeu o prêmio The Best da Fifa por dois anos consecutivos: 2020 e 2021. O The Best é uma premiação diferente da Bola de Ouro, que além de votos do colégio eleitoral da Fifa, também recebe indicações de capitães e técnicos.

É um jogador extremamente versátil e com faro de gol. Diferentemente dos outros dois atletas mencionados, é um jogador mais dinâmico, que atua muito dentro da área, mas que também sai de lá para ajudar seus colegas a distribuírem a bola pela porção mais a frente do campo de futebol.

Essa característica foi criada, trabalhada e mantida pelos anos em que foi treinado por Guardiola no Bayern de Munique. Pelo time, foi campeão da Champions League temporada 2020/2021, onde também ganhou o prêmio The Best. Naquela edição, o jogador marcou incríveis 15 gols.

1. Karim Benzema

O melhor centroavante do mundo atualmente com certeza é Karim Benzema. Claro que esta é uma escolha polêmica realizada pelo editor do artigo. Porém, no momento atual, o francês vem em melhor fase do que o segundo lugar, Lewandowski. Possui características também dinâmicas, mas ainda é mais centralizado na área do que o segundo lugar da lista.

Com o Real Madrid, foi campeão da última Champions League sendo o melhor em campo, e candidato mais forte ao título de The Best e Bola de Ouro em 2022. Este foi o nosso guia sobre o melhor centroavante do mundo. Até a próxima!